terça-feira, maio 29, 2007

Homem Primata...

O homem, um animal dotado de razão e sentimentos, escolheu viver em sociedade. Tal escolha nos ao termo fraternidade, sentimento indispensável para a convivência harmônica em grupo.
Dotamos de razão e sentimentos isto nos difere dos outros animais, mas estamos em um nível intelectual social, onde sentimentos fraternais são raros, e se demonstrados somos taxados de sonhadores.
A vida em harmonia na nossa atual sociedade está usurpado, tomando o sentido de: " Cada um por si". Vejamos que fraternidade denota o espírito de solidariedade e irmandade, onde foram totalmente esquecidos por nós, homens dotados de razão.
Nossos olhos estão vendados para os problemas sociais, cenas chocantes não nos remete sentimento algum, conceitos de igualdade e dignidade foram vulgarizados em uma sociedade onde impera posses. A sociedade esqueceu de que somos todos iguais, vivemos em comunidade e dependemos uns dos outros.
Cabe a nós retomarmos o verdadeiro sentimento de fraternidade, abrir os olhos de nossos irmãos e ajudarmos uns aos outros. E que o conceito de fraternidade não fique só do dicionário, mas em nossa cabeça.


Dicionários:

Houaiss: Fraternidade: a harmonia e união entre aqueles que vivem em proximidade ou que lutam pela mesma causa

Aurélio: Fraternidade - do latim fraternitate - significa "irmandade" ou "conjunto de irmãos". Em sentido estrito, exprime simplesmente o sentimento de afeição recíproca entre irmãos. Parentesco de irmãos; irmandade; amor ao próximo; união de convivência como irmãos, harmonia, paz, concórdia


2 comentários:

Anônimo disse...

as vezes pensarmos diferentemente da maioria nos complica a vida!!!

Paulo Vilmar disse...

No livre pensar, as vezes chegamos a conclusão de que teria sido melhor não pensar...Mas, se não pensarmos?? Formamos impasses e seguimos adiante e durma-se com um silêncio destes...