domingo, junho 21, 2009

DO DIPLOMA

Depois de anos sem postar... Vim expor minha opinião sobre a polêmica da obrigatoriedade do diploma.

Depois da decisão do STF vi meus colegas apavorados, sem chão e sem rumo. Já tinha em minha cabeça que se ocorresse isso a profissão não iria terminar e que quase nada iria mudar. Continuará jornalistas construindo matérias e especialistas com as suas colunas.
Hoje temos uma realidade diferente do jornalismo do que 40 anos antes (quando foi exigida a obrigatoriedade do diploma em plena ditadura militar: coincidência?) as redações exigem que o profissional domine todas as mídias possíveis. Um pouco de diagramação, de fotografia, de internet, enfim um profissional completo. As faculdades de hoje, acredito, dão todas estas noções (lembrem-se: noções). Assim, duvido que alguma empresa conceituada coloque em jogo a sua reputação e contrate uma pessoa que não domine as técnicas (hoje as redações não têm tempo para treinamentos.) .
E discordo totalmente de ministro que acredita que jornalismo não precisa ter formação academica. Acho ao contrário, será que toda a teoria que aprendemos é inútil, claro que não. Aliás é a teoria que nós leva a ter uma visão critica de nossa própria profissão e não ficarmos no automático.

Colegas! Respirem fundo. A profissão não terminou.