segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Abuso da Imprensa


O caso Veja, escrito por Luis Nassif levanta questões não só sobre a "antipolítica" editorial da revista como também a ética e a liberdade de imprensa. O debate sobre a liberdade da imprensa não é de agora, que não se trata de uma censura da qual sou totalmente contra, mas sim de uma reformulação no Código de Ética.
Entramos em um estágio em que alguns jornalistas não têm respeito pela privacidade, nem responsabilidade na publicação de suas notícias e no que podem transformar a vida de uma pessoa. Manipulam denúncias com provas falsas. Há um jogo de poder, compra de espaço por uma boa reputação. Precisamos estudar, não formas de vender mais, mas sim informar a sociedade sobre notícias que interfiram em sua vida, devemos ter consciência que somos formadores de opinião e devemos ter responsabilidade e consciência daquilo que escrevemos. Será que este jornalismo ainda tem chance? Espero que sim.

Um comentário:

JAC disse...

Na mídia tradicional, de grandes editoras, acredito que irá imperar sempre a ordem mercadológica das notícias. Mas ainda bem que atualmente existem vários veículos que a princípio são isentos de qualquer viés comercial. Por exemplo: blogs, fanzines e jornais de comunidade.