segunda-feira, julho 06, 2009

do enem

depois do Reuni, da diploma, agora a grande discussão é sobre o novo Enem. Acho que o Enem é um importante passo para alguma mudança educacional, e como, é sempre difícil agradar gregos e troianos. Uma mudança é sempre acompanhada de muitas discussões e receio.
Bom, acredito que a forma de avaliar do Enem é mais interessante que a dos vestibulares tradicionais. O Enem avalia diferenciado, como por exemplo, o raciocínio do aluno. Já nos vestibulares atuais as instituições elaboram uma prova de decoreba. Ou seja, quem decorou mais, leva a vaga.
O aluno deve ter um completo entendimento da matéria e onde isso pode ser encaixado com a sua realidade. Então o Enem vai lá e usa o cotidiano para elaborar suas provas e mostra para ele que aquilo não foi estudo em vão.
Não entendo a preocupação das universidades com a substituição do vestibular tradicional para o Enem.

Um comentário:

Mariana Moro disse...

Eu também não entendo essa preocupação toda e esse receio tanto das universidades quando dos alunos! é incrivel como tem gente que não tem dimensão que essa nova forma do ENEM irá tratar os alunos não somente como números, mas sim como pessoas, qualificação, e conhecimento! Sou fã dessa nova forma de ingresso na universidade.

ótimo texto

beijo