segunda-feira, abril 07, 2008

Quarto poder


“No Brasil, 271 políticos são sócios ou diretores de emissoras de televisão e rádio – os meios com maior abrangência entre a população.”

Sabemos que a participação dos políticos na mídia não é de hoje. Ela corresponde o “quarto poder” e é por ela que se escolhe os fatos que serão notícia, o que vai ser comentado nas ruas, as opiniões que serão colocadas à mesa.

A mídia por ter este poder corresponde a área mais atraente por qualquer pessoa que queira se eleger. Por ela é possível acabar com a vida de uma pessoa, ou coloca-la no poder como inúmeros casos que se conhece.

Mesmo sendo proibido políticos serem sócios ou diretores de qualquer meio de comunicação. Sabemos que eles são ou estão acobertados por “laranjas”. A discussão central é como estes políticos poderão mostrar o que realmente acontece sem estar injetado por seu interesse, ou pelo dos outros? Será que a mídia mostra realmente os dois lados? Quais as conseqüências da mídia se envolver com políticos?

A sociedade deve ter o direito de saber qualquer fato que interfira em sua vida e o papel do jornalista é informa-lo respeitando ambos os lados da notícia.

Um comentário:

Paulo Vilmar disse...

Carolina!
Novos tempos, velhas práticas! É o coronelismo midiático!
Belo Post. Essa a função do Jornalista, denunciar...
Beijão!